Novo porto de Macaé, RJ, começa a ser construído em 2015

A construção do novo porto de Macaé está com o ínicio prevista para março de 2015. Segundo a Prefeitura, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. O novo terminal portuário será construído em área de 400 mil m² no bairro São José de Barretos. A expectativa é atender as atuais demandas das empresas offshore, além de dar suporte logístico às operações direcionadas à exploração e produção de petróleo nas reservas do pré-sal.

A construção do novo porto foi citada na liminar que suspendeu o processo licitatório da Petrobras na contratação de seis berços de atracações para embarcações que fazem transporte offshore. Segundo o parecer judicial, houve direcionamento na licitação prejudicando a cidade macaense, que já tinha o projeto para inaugurar o porto de águas profundas dentro do exigido no processo.
“O porto é privado, mas o município entende que é projeto da cidade, uma vez que, é uma necessidade de desenvolvimento econômico do município”, afirma o secretário de desenvolvimento econômico de Macaé, Vandré Guimarães.
O porto será construído em uma localidade estratégica. Ficará próximo a BR-101, ao aeroporto, ao terminal Cabiúnas e ao porto de Imbetiba. O terminal terá capacidade para 32 navios de grandes portes por dia. Segundo a empresa responsável pelo projeto, um ponte de 90 mil m² ligará uma base em terra a uma plataforma marítima.
“Em 2020 a expectativa é que tenhamos 4,2 milhões de barris de petróleo por dia. Para que isso tudo aconteça, tem que ter apoio, tem que ter um porto”, diz empresário Antônio Gondim.
Fonte: G1